O Palhaço e o Publico

Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.

Charles Chaplin

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Serie deuses da guitarra

Instinto Coletivo

Em nossa primeira serie faremos um apanhado de 5 guitarras showmen começando
pela

96ª posição é de


Bruce Springsteen

Segundo este diz: "Fui contratado no pacote de
novos Dylan" e ainda diz "mas eu podia me
virar, ligar minha Telecaster e queimar a casa".
Não detentor de nenhuma inovação ou técnica a
guitarra, Mas traz consigo emoções em extrair
solos emocionantes de aço e madeira em
"Born To Run", Uma mordida junkyard dog por ex:
em "Adam Raised a Cain" e ao gemido melancólico
de "Tougher Than The Rest".










97ª posição

Steve Jones - Sex Pistol


Acordes potentes e brutos solos extravagantes fundador dos guitarristas de glam de sarjeta e fazedores de barulhos que surgiram depois. Deixou
um legado como os albuns Never Mind the Bollocks
e Here´s The Sex Pistols, de 1977. Inspirador de 
grandes nomes como Slash, Billie Joe Armstrong. Segundo ele "Na verdade, não gostamos de música. Gostamos de caos". 






98ª posição

Alex Lifeson

Causador de riffs miraculosos como de "2112" e "Xanadu", o guitarrista do Rush deixando sua marca registrada em 
grandes bandas como Metallica e em vários outros grupos. Uma mistura de arpejos luxuosos e barulho roqueiro soando como pelo menos dois músicos de uma só vez. Sua técnica é entendida numa maluquice extraterrestre num estilo de solo ousado em "Freewill".


99ª posição

Thurston Moore

Lider do Sonic Youth, surgindo como um expoente radical da guitarra do rock indie, mistura afinações estranhas, utilizando chaves de fendas ou baquetas sob as cordas e lançando jams punk carregado de feedback: influenciou uma geração de ruidores roqueiros ao estilo grunge chamada shoegazer. Segundo Neil Young declarou que se o Sonic Youth quisesse gravar com ele era só falar.






100ª posição

é de Lindsey Buckingham

Durante os grandes sucessos de Fleetwood Mac, ele transmutou a música folk em sua juventude tocando banjo para o rock de estádio: com solos harmonizados e cintilantes, e acordes estalados que exalavam novidade e quebras com arquejos frenéticos. Segundo este "A minha técnica não é clássica nem aceitável. "Mas você faz o que pode para conseguir o som que deseja".







Segundo The Rolling Stones ed. nº sessenta e cinco de fevereiro de 2012.

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