Instinto Coletivo
A Transformação do Country Blues para o Urban Blues estilos como o Boogie-Woogie, Jump Blues e o Blues-Jazz
A Transformação do Country Blues para o Urban Blues estilos como o Boogie-Woogie, Jump Blues e o Blues-Jazz
O Ragtime era evidencia nesta época onde sua produção industrial era massiva. Em 1912 a industria de partituras três grandes composições onde a havia a adoção do elemento das notas azuis primeiro com Tin Pan Alley em uma de suas gravações chamada "Baby seals Blues" organizadas por Arthie Mathews, também nessa mesma época Hart Hand gravaria "Dallas Blues" e "The Memphis" de WC Handy.
Handy alem de musico treinado, era compositor e arranjador o que ajudou a popularização e a transcrição do Blues em um estilo sinfônico, com as famosas band´s and singers. Tornando se um compositor popular e prolífico, faturando o apadrinhamento de o "Pai do Blues" no entanto suas composições uma fusão de Ragtime, Blues e Jazz, tal fusão usava o cubano habanera ritmo que tinha sido uma parte dos Ragtime, sendo sua assinatura musical o "St. Louis Blues".
Na década de 1920 o blues torna-se um elemento importante para a musica americana e norte americana e para o povo afro-americano, chegando a ter um forte publico branco, sucesso esse adquirido por WC Handy e seus arranjos e os artistas clássicos do sexo feminino. As notas azuis evolui a partir das performances informais em bares de entretenimento nos cinemas. Performances sendo sua organização pela Associação Teatro Booker (Theater Owners Booker Association) de nightclubs como também o Cotton Club e juke joints, também aos bares de Memphis Beale Street. Neste mesmo ano surgem os selos como a gravadora American Record Corporation, Okeh Records e Paramount Records, onde começa-se então as notas azuis a serem gravadas da população afro-americana.
Com a crescentes gravações da industria fonográfica, surgem nomes como os bluesmen; Bo Carter, Jimmie Rodgers (country singer), Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson, Tampa Red e Blind Black, tornando-se os mais populares na comunidade afro-americano. Em Kentucky, nasce Sylvestre Weaver em 1923 o primeiro a gravar o slide guitar estilo onde a guitarra é afligida com uma lamina de faca ou o pescoço serrado de uma garrafa. Esta ultima forma de se tocar a guitarra torna-se uma parte importante do Delta Blues. As gravações das notas azuis na primeira década de 1920 são classificadas como a era tradicional, são as notas azuis do campo ou "country blues" e também havia o urban blues nas cidades.
Os vários artistas deste estilo improvisava com ou sem acompanhamento em seus banjos ou guitarras. Estilos regionais do blues varia muito no incio de 1920. As notas azuis do Mississipi ou Delta era um estilo mais roots com vocais mais esparsos apaixonantes com o acompanhamento dos slides guitar. O surgimento do pequeno Robert Johnson que combina elementos do urban blues e o country blues. Além deste havia seus antecessores Charles Patton e Son House. Alguns singer´s como Blind Willie Mc Tell e Blind Boy Fuller realizados no sudeste de forma "delicada e lirica" o Piemond Blues tradição que usava como base um elaborado ragtime baseado no fingerpicking técnica de guitarra. Na Georgia também existia uma técnica de slides utilizada por Curley Weaver, Tampa Red, Barbecue Bob Hicks e James "Kokomo" Arnold como representantes do estilo.
Memphis era animada por seu estilo desenvolvido em 1920 e 1930,Tennessee era influenciado por pelas jug band´s como o Memphis Jug Band ou Gus Cannon´s Jug Stompers. Pelos artistas como Frank Stoke, Sleepy John Estes, Robert Wilkin, Joe McCoy, Bill Casey e Minnie Memphis usando variedades de instrumentos incomuns como washboard (tabua de lavar), violino, kazoo ou bandolim. Minnie Memphis era famoso por suas virtuoses na guitarra. O pianista Memphis Slim começa sua carreira em Memphis, mas seu estilo distinto era suave e tinha elementos de balanço. Muitos músicos clássicos de blues, com base em Memphis se mudou para Chicago no final de 1930 ou incio de 1940 tornando-se parte do movimento do urban blues, com seu country blues e o eletric blues.
O estilo então agora com nova denotação urban blues eram mais codificado e elaborado como os interpretes nãos estava em sua comunidade local, tiveram que se adaptar a um público maior e com uma variedade estética. Classic female Urban e vaudeville cantoras de blues eram populares na década de 1920, entre elas Mamie Smith, Gertrude "Ma" Rainey, Bessie Simth e Victory Spivey. Mamie Smith, era mais conhecida pelo vaudeville do que de blues sendo a primeira afro-americana a gravar um blues no mesmo ano. Seu segundo disco "Crazy Blues" vendeu-se 75.000 copias em seu primeiro mês.
Ma Rainey a Mãe do Blues e Bessie Simth cada song´s era em torno do centro, afim de projetar sua voz mais facilmente no fundo de uma sala. "Simth" "cantar uma canção em uma chave de incomum, a sua arte em dobrar e esticar as notas com seu contralto, linda poderosa para acomodar a sua própria interpretação era insuperável". Os artistas urbanos do sexo masculino incluem os mais populares músicos negros da época como Tampa Red, Big Bill Broonzy e Leroy Carr. Um selo importante que não poderia ser esquecida é o chicagoean Bluebird. Antes da Segunda Guerra, Tampa Red foi por vezes referido como "The Guitar Wizard". Carr acompanhava no piano o guitarrista Scrapper Blackwell, formato que continuou até os anos 50 com artistas como Charles Brown e até mesmo Nat King Cole.
Um dos estilos que marcou o urban blues é o boogie-woogie nas décadas de 1930-1940 sendo os primeiros estilo urbano. Estilo este associado a um piano solo, também usado para acompanhar os cantores, e como parte do solo em band´s e pequenos combo. Era utilizado por uma figura de baixo normal, um ostinato ou riff e "Shifts of level" mudanças de nível da mão esquerda, a elaboração de cada acorde e trinados e decorações da mão direita. Sendo pioneira na sede de Chicago, Jimmy Yancey e o Trio Boogie-Woogie (Albert Ammons, Peter Johnson e Meade Lux Lewis). Outros artistas Chicago boogie-woogie como Clarence "Pine Top" Simth e Earl Hines, que "ligou os propulsores da mão esquerda ritmos de pianistas baseado nos ragtime como figura melódica semelhante aos do trompetes de Armstrong na mão direita." No bom estilo Louisiana do Professor Longhair e mais recentemente o Dr John misturando o ritmo clássico do blues com estilo da época,
O que acabaria por desenvolver as Big Band´s de blues. E as Territory Band´s que operavam a partir de Kansa City o Bennie Moten orquestra Jay McShann e o Count Basie Orchestra também concentrando-se no blues, com 12-bar Blues instrumentais com o Basie "One O´Clock Ir" e "Jumpin no Woodside" e turbulentos "blues shouting" blues gritado de Jimmy Rushing em musicas como "Going to Chicago" e "Sent for You Yesterday". Uma canção conhecida de blues big band e Glenn Miller "In the Mood". Na década de 1940 ojump blues estilo desenvolvido. Jump blues cresceu a partir da onda boogie-woogie e foi fortemente influenciado pelas Big Band da época. Usava-se então o saxofone e outros brass instruments e violão na seccão de ritmos para criar um jazzy, som up-tempo com vocais declamatórios. Ir musicas de blues de Louis Jordan e Big Joe Turner, com sede em Kansas Missouri influenciou o desenvolvimento de estilos posteriores, como o Rock n Roll e Rhythm and Blues. Dallas nasce então T-Bone Walker que é frenquentemente associado a Califórnia Blues estilo que realizou a transição bem sucedida desde o início do urban blues ao estilo jump blues de Lonnie Johnson e Leroy Carr, denominando assim também a cena de blues-jazz em Los Angeles durante a década de 1940.
Acabo de curtir uma bnaita aula sobre Blues...estilo que curto barbaridade...Gostei....
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