Instinto Coletivo
Uma das primeiras partituras
musical na forma de blues fora elaborada por Hart Wand's no
mesmo período de 1912 WC Hand's com The Blues Memphis. A primeira
gravação de um Afro-Americano foi Mamie Smith's de Perry Bradford em 1920's
"Crazy Blues" Porém sua origem remonta algumas décadas anteriores
algo por volta de 1890. Isto ocorre pela má documentação, devido a
discriminação da época norte americana, e dentro
dos círculos acadêmicos, também devido ao alto analfabetismo da
comunidade Africana Rural da época.
Alguns cronistas começam a relatar
o blues do Texas e do Sul Profundo no auge da década de 1920. Um dos nomes em
particular é o de Charles Peabody mencionando o surgimento do blues em
Clarksdale, Mississippi e Gate Thomas relatam canções semelhantes no Sul do
Texas por volta de 1901-1902. Algo significativo coincide com em alguns
aspectos a lembrança de Jelly Roll Morton que declara ter ouvido blues pela
primeira vez em 1902 na cidade de New Orleans, Ma Rainey lembra-se de ter
experimentado as notas azuis no mesmo ano em Missouri, já WC Handy
descreve ter ouvido primeiramente em Tutwiler (Mississippi) em 1903. As
primeiras pesquisas a respeito desde gênero musical seria feita por
Howrd W. Odum, publicando uma antologia das grandes canções populares nas cidades
de Lafayette (Mississipi) e Newton (Georgia) entre 1905 e 1908. As primeiras
gravações não comerciais são gravações das notas azuis chamada de
"proto-blues", feita por Paul Oliver e editadas por Odum no século de
1920 para pesquisa.
Outras edições foram realizadas por
Lawrence Gellert em 1924, onde mais tarde, outras seriam editadas por Robert W.
Gordon, tornando-se chefe do arquivo de canções folclorista e da Biblioteca do
Congresso. Seu sucessor teria sido John Lomax na década de 1930 junto ao seu
filho Alan, Lomax sendo autor de varias edições não comerciais do blues
testemunhando uma imensa variedade do proto-blues, estilos como o grito do
campo (field hollers) e o grito de anel (ring shout) , Registros
como estes de notas azuis, também era
realizado pelo artista Lead Belly, ou Henry Thomas ambos realizando o
blues arcaico. Ambas demonstram
formas distintas como o 12-oitavado e o 16-bar.As razões sociais e econômicas
do seu surgimento não são plenamente conhecidas. Sendo sua primeira aparição
muitas vezes datada do pôs Ato de Emancipação em 1863, no período de 1870 à
1900 período que coincide com a Emancipação, mais tarde com o desenvolvimento
das articulações juke(juke joints), onde eram celebradas as festas de cânticos,
danças ou jogatinas depois de um dia duro. Período este referente à transição
de escravidão para a parceria, em pequena escala na produção agrícola e a
expansão das malhas ferroviárias no Sul dos Estados Unidos. Vários estudiosos
caracterizam o desenvolvimento inicial de 1900 como um movimento de
performances do grupo para um estilo individualizado. Suas argumentações são as
de que o blues, esta associado com a recém-adquirida liberdade de pessoas antes
escravizadas.
Lawrence Levine dizia; “havia uma
relação direta entre a ênfase ideológica nacional sobre o individuo, a
popularidade de Booker T. Washington ensinamentos e o aumento do blues.” Afirmando
ainda “psicologicamente,
socialmente e economicamente, a cultura afro-americana estavam sendo aculturada
de uma maneira que teria sido impossível durante a escravidão, e não é de
surpreender que a música secular reflita isso tanto quanto sua religiosidade,”.
Existe pouca característica em
comum entre as diversas notas azuis porque o gênero tomou forma a partir de idiossincrasia
de performances individuais. Porém existem características que sempre estiveram
presentes muito antes da criação do blues moderno. Gritos, chamados e
respostas, uma forma primitiva de blues como a música, sendo uma “expressão
funcional... estilo sem acompanhamento ou harmonia e ilimitada pela formalidade
de qualquer estrutura particular14. A forma deste pré-blues foi ouvido entre os
escravos do anel gritos (ring shouts) e gritos do campo (field hollers),
expandindo-se em “musicas solo simples carregadas de conteúdo emocional.”
Nenhuma musica de forma
afro-americano pode ser identificados como o único ancestral direto do blues,
elementos de blues. Porém, muitos com formato de chamadas e resposta e ao uso
de notas azuis podem ser rastreados até a música da África. Pois as notas
azuis pré-data a sua utilização nos azuis e tem origem Africana sendo
atestada pelo inglês Samuel Coleridge Taylor “Uma Canção
de Amor Negro”, de sua suíte O Africano para Piano composta em 1898 que
contém azul terceiro (blue thirty) e sétima nota (seventh notes).
Diddley bow (seria um instrumento de cordas caseiro encontrado em partes da America do Sul no inicio do século XX), banjos são derivados da cultura africana instrumentos que podem ter ajudado na transferência de técnicas de desempenho no vocabulário do blues instrumentos inicial. O banjo então seria importado da musica africana ocidental. Semelhante ao instrumento musical como griots e outros como os africanos ibo tocada (chamada halam ou akonting pelos povos africanos wolof, fula ou mandiga). No entanto na década de 1920 o blues começa a ser gravado, o uso do banjo na musica blues fora então marginalizado e limitado para os indivíduos como Papa Charlie Jackson e mais tarde por Gus Cannon.
Diddley bow (seria um instrumento de cordas caseiro encontrado em partes da America do Sul no inicio do século XX), banjos são derivados da cultura africana instrumentos que podem ter ajudado na transferência de técnicas de desempenho no vocabulário do blues instrumentos inicial. O banjo então seria importado da musica africana ocidental. Semelhante ao instrumento musical como griots e outros como os africanos ibo tocada (chamada halam ou akonting pelos povos africanos wolof, fula ou mandiga). No entanto na década de 1920 o blues começa a ser gravado, o uso do banjo na musica blues fora então marginalizado e limitado para os indivíduos como Papa Charlie Jackson e mais tarde por Gus Cannon.
O blues
também incorporou os elementos como;“Ares
Etiopês”(Ethiopian
airs), shows de menestréis (ministrel shows) e espirituais negros (Negro
Spirituals) incluindo acompanhamento instrumental e harmônica. Sendo
correlacionado ao ragtime que se desenvolveu por volta da mesma época, embora
as notas azuis que fora mais bem “preservada” aos
padrões originais melódicos da musica africana.
Os estilos
das notas azuis bem como a moderna musica country surgiram na mesma época do
século XIX nos sul dos Estados Unidos. O blues podia ser encontrado desde 1920,
quando a indústria fonográfica popular se desenvolveu e criou categorias de
marketing chamado “raça negra”(race music) e “musica caipira”(hillibilly
music) para vender musica negra para negro e de brancos para brancos, respectivamente.
Na época não existia distinção clara entre Blues e Country exceto para a etnia
do interprete, e mesmo que por vezes teria sido documentado incorretamente
pelas gravadoras.
Ainda que
os musicólogos tentem definir “The Blues” estritamente nas estruturas de acordes e estratégicas
líricas pensando ter originado na África Ocidental, o publico ouvia então a
musica originaria de uma maneira muito mais geral; pois era simplesmente música
do sul rural, nomeada o Delta do Mississipi. Músicos em preto e branco em
primeiramente serem cantores e não fracionados por estilos. Esta noção se
fortaleceu ainda mais com imigração dos negros da zona rural para o perímetro
urbano na década de 1920 e seu desenvolvimento simultâneo a indústria
fonográfica. O termo Blues então teria sido um selo para evidenciar que somente
poderia se ouvida por um publico negro.
A origem do
blues esta intimamente relacionada a musica da comunidade afro-americana os
chamados spirituals. A origem desta musica esta muito alem do blues, geralmente
remonta a meados do século XVIII, quando os escravos foram cristianizados e
começou a cantar e tocar hinos cristãos, em especial Issac Watts, que era o
mais popular. Antes o blues havia adquirido sua definição formal,
em termos de progressões de acordes, for definido como contraparte secular dos “spirituals”. Era a
músic low-down desempenhado pelos negros rurais.
Conforme a
comunidade religiosa a que o musico pertencia, era mais ou menos considerado
como pecado tocar a musica low-down: ou seja, blues era musica do diabo. Os
músicos então foram, portanto sendo segregados em duas categorias: gospel e
blues cantores pregadores e cantores guitarristas. No entanto, neste momento em
que a musica rural negra começou a ficar populares, na década de 1920, ambas as
categorias de músicos usaram técnicas semelhantes: da chamada e resposta
padrões das notas azuis, e guitarras slides. Porém a música gospel que eram
mais compatíveis com hinos cristãos e, portanto, menos marcado pela forma das
notas azuis do que a forma secular deste gênero.
fonte:Wikipedia
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