O Palhaço e o Publico

Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.

Charles Chaplin

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mar e Ilha Um Sonho Inacabado

"Aqueles que deram a sugestão de construir a torre, por aqueles que vós vistes conduzirem multidões de ambos homens e mulheres, a fazerem tijolos; entre quem, uma mulher que fazia tijolos não era autorizada a ser libertada na hora do parto, mas trazida à frente enquanto estava a fazer tijolos, e carregava o seu filho no seu avental, e continuava a fazer tijolos. E o Senhor apareceu-lhes e confundiu a sua fala, quando eles tinham construído a torre à altura de quatrocentos e sessenta e três cúbitos. E eles pegaram numa broca, e procuraram perfurar os céus, dizendo, Veja-mos se o céu é feito de barro, ou de latão, ou de ferro. Quando Deus viu isto Ele não os permitiu, e castigou-os com cegueira e confusão da fala, e tornou-os no que vistes." (Apocalipse Grego de Baruch, 3:5-8)



Em meados do começo do século XXI, é concretizado algo que demorou-se 1 decada e 7 anos para sua formação. O então curso do amor a sabedoria, em plena essencia da juventude alguns diziam você não se acha muito jovem para a filosofia... e a voz dizia não me sinto capacitado para o curso do mais as coisas vão se ajeitando, isso poderia ser verdade se não existisse o poderia. Os primeiros meses foram de adaptação e devoção a liberdade. Foram tempos imensuraveis, marcados por muita absorção de uma formação humanitaria, era a vida como um espetaculo de tudo que se tinha sonhado.
O personagem em questão desembarca no mês de janeiro de 2000, na cidade de Marília oeste da cidade São Paulo, seu nome estava entre 16ª posição da lista de espera do curso de Filosofia. Hospeda-se em um hotelzinho de 5ª categoria, havia uma cama e uma televisão preto e branco. E com muita dificuldade chega até a Universidade Estadual de São Paulo. A Universidade encontrava-se deserta, só haviam os remanescentes na cidade, um pequeno tumulto é formado, outros estavam na messma situação que a minha. Tudo passa a ser uma ameaça, e todos concorrentes. E ele a espera da vaga de uma cadeira idealizada no curso de filosofia. Como ele  tinha cehgado com muita antecedencia o primeiro dia foi apenas efetivação de matrículas que estavam na primeira lista de chamada. Comemora-se então a vinda dos primeiros bichos dos 5 cursos que na epoca era ministrado, nosso heroi comemora junto a eles como se fosse um deles e o veteranos diziam que era ele um cerne de bicho. Seu nome é chamado para efetivação da matricula, no dia seguinte.
No começo tudo era fantasias, seu sonho de ser professor de f ilosofia e morar numa kitnet com uma porção de livros e um belo whisk estária para acontecer. Maravilha, filosofia em Marilia... a adaptação muito bem recebido por seus colegas de turma entre outros cursos, o que não dificultou tanto sua passagem atraves dos meses que iriam se suceder.
Final do semestre era lastimavel seu desapego ao curso suas notas são deploraveis e o fim estava proximo. A experimentação transcendental e as cores do universo, pronto o cenário estava preparado para o fim que todos ao seu redor e circulo familiar sabiam que estava preste a acontecer. Por varias vezes colegas e familiares o indagava sobre, mas ele estava no auge de sua rebeldia sem justa causa.
O ano letivo termina de forma tragica e o sonho em ruinas, o whisk vira cachaça e os livros são então suas vaciladas.

To Be Continue!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário