Muddy Water's
THEY CALL ME MUDDY WATERS
THEY CALL ME MUDDY WATERS
Uma lenda da história do blues considerado como um dos mais influentes expoentes do chamado "blues of Chicago" sendo não apenas uma definição estilística, mas também uma localização histórica. Em 1945, apos Segunda Guerra Mundial, há uma grande concentração de "bluesmen" em sua maioria advindos do Sul Profundo, é em Chigaco que tem funcionamento as várias gravadoras com selos "Blues de Chicago". Esse conceito prevalece até hoje, porém na realidade, a única coisa que realmente de Chicago eram as gravadoras, nem os músicoss, nem o estilo em que atuavam podiam ser verdadeiramente qualificados como "de Chicago".
Nesse mesmo ano, vários clubes de clientela negra mantinham um cenário de bluesmen na cidade de Chicago. Algum deles como Big Bill Broonzy, Roosevelt, Skyes, Big Maceo, Tampa Red, Lonnie Johnson, Sunnyland Slim, etc., e a esses uniram-se vários outros tais como Memphis Slim, Eddie Boyd, Leroy Foster, etc. Sunnyland Slim apresenta ao público um jovem cantor e violinista esse recomendado por Big Bill Broonzy, chamado McKinley Morganfield, e logo os chamariam de Muddy Waters, por causa duma música que este cantavaa, referente às "muddy waters" do Delta do Mississípi.
Nascido em Rolling Fork, Mississípi, no dia 4 de abril de 1915 falecido em Chicago no dia 30 de abril de 1983 (completava eu 1 ano de idade) sua pasagem na música representa um impulso demolidor para a propagação do blues no mercado fonográfico, que ultrapasssaram os limites do consumo da comunidade negra no que já havia se desenvolvido, levado a uma categoria do genero musical.
No começo, Muddy Waters tocava a harmônica, mas passou-se ao violão quando tinha ainda 18 anos. Neste disco aprecia-se, emtodo seu esplendor, a vibrante técnica do seu "slide" que fez realmente furor desde suas primeiras gravações no período 1947-48 músicas como "I Can´t be satisfied", "I Feel Like Going Home", Gypsy Woman" e "Kind Hearted Woman", observa-se ainda uma grande influência de seus ídolos como, Robert Johnson e principalmente Son House. Toda a série de gravações do selo "Chess" peretencem a este disco, são documentos de um grande valor histórico.
Gravações Antológicas
Seu estilo ficou definido e consumado em 1950, e neste sentido são algumas de suas gravações antológicas tais como; "Walkin Blues" (Baseado no anterior "Country Blues", porém numa versão mais forte e dura) e "Lousiana Blues" acompanhado pelo célebre harmonicista Little Walter. Uniram-se a Muddy seu irmão Otis Spann e Jimmy Rogers como segundo violinista, para formar o núcleo da lendária banda, sobre a qual se apoiou a ulterior difusão do blues de Chicago.
Howling Wolf também é citado como antagonista na projeção do Blues de Chicago e tem participação em "Still A Fool", "She moves Me" e They Call Me Muddy Waters", registrados de antologia, sendo que em 1953 surgiram as grandes criações como "I'm Your Hoochie-Coochie Man" e "Mannish Boy", com seus dramáticos fraseios, expressadas num climax arrebatador, configurando o modelo próprio a estampa tipica de Muddy Waters, que tem sido uma das características mais marcantes do ChicagoBlues.
Seus ideais eram ser músico, predicador, ou jogador de beisebol. Para o bem da música dedicou-se à primeira escolha, e passou pela história como o mais célebre dos bluesmen que aportaram em Chicago influenciando na decisão do desenvolvimento do blues moderno e por conseguinte, no do seu filho, o rock'n'roll. Pela sua banda desfilaram alguns dos mais prestigiosos nomes do gênero; Baby Face Leroy, Little Walter, Jimmy Rogers, Junior Wells, James Cotton, Otis Spann, Willie Dixon, Sunnyland Smith, Fred Below, Walter Horton, Earl Hooker, Buddy Guy...
Seu ritmo selvagem carregado de sexo, foi ponto de partida parra uma multidão de grupos que gravaram canções do seu repertório; Os Rolling Stones (que tem esse nome de um de seus temas), Yardbirds, Cream, Blues Project, Steppenwolf, Hot Tuna (seqüela de Jefferson Airplane), The Allman Brothers Band, Dr Feelgood, Mike Wilhelm, George Thorogoood, Stevie Ray Vaughan, Young Fresh Fellows, ou Smugglers, são alguns dos músicos que revisaram suas melodias. Seu ritmo chegou até os lares do mundo inteiro por causa duma marca de calças jeans que utilizou uma de suas canções para uma campanha em 1988. Uma das melhores homenagens prestadas ao mestre do blues foi "The Complete Muddy Waters" uma caixa com nove CD's contendo 205 temas da sua gloriosa época no selo Chess.
McKinley Morganfield nascido em uma plantação de algodão de algodão e milho de Rolling Fork (Mississípi) três anos depois muda-se para a plantação Stovall, perto de Clarkdale, para morar com sua avó materna, Della Jones. Aos sete anos de idade começou a trabalhar e aprendeu a toca a harmônica. Em 1932 teve seu primeiro violão acústico com o qual começou a praticar o estilo "bottleneck", tentando imitar Son House, e no ano seguinte formou uma banda com Scott Bohanner e Henry Simms. Em 1941, o erudito Alam Lomax o encontrou e gravou duas canções sua ("Country Bluess e "I Be's Troubled") para o arquivo da Biblioteca do Parlamento em Washington, pelo que recebeu a soma de vinte dólares e duas cópias do disco.
Sua enorme ambição fez que decidira mudar-se em 1943 a Chicago, onde tinha alguns amigos que o ajudaram e conseguiram-lhe trabalho numa fábrica de papel. Nessa época, na cidade de Memphis reinavam Slim, Big Maceo e Tampa Red, pessoal elegante que nada tinha a ver com seu jeito tosco de caipira do interior, porém com a ajuda de Big Bill Broonzy logrou a introduzir no ambiente dos clubes do South Side, passou a ter sua primeira guitarra elétrica, e formou uma banda com Jimmy Rogers (nesta época harrmonicista) e Blue Smitty (violão), à que sumou se mais tarde o pianista Sunnyland Smith. em 1946 graavou para o caça-talentos Lester Melrose, mas essas canções ficaram arquivadas até 1972. Também grraavou para Mayo Williams temas que saíram sob o nome de James Carter & His orchestra.
Após ter sido contratado para o selo Aristocrat, trabalhou como músico de sessão para vários artístas, e em 1948 conseguiu gravar seu primeiro single "I can´t Be Satisfied" (na realidade I Be's troubleeed com o título mudado) e "Fell Like Goin' Home. Os anos seguintes foram testemunhas da sua incessante ascensão e da inclusão nas paradas de sucesso, tanto com canções próprias quanto com outras que escreveu para ele Willie Dixon. "Rollin and Tumblin" (1949), "Rollin Stone" (1950), "Lousiana Blues" (1950), "Long Distance Call" (1950), She Moves Me" (1951), "Hoochie-Coochie Man" (1954), "I Just Want Make Love To You" (1954) "I Be Got My Moho Workin" (1957), e "Close To You (1958) que deram-lhe reputação sólida.
Sua crescente popularidade o levou, em 1958 a realizar sua primeira turnê pela Grã Bretanha e lá impressionou a Cyril Davies e Alexis Korner, os principais impulsores do blues britânico. Em 1959, um ano depois da morte de Big Bill Broonzy, prestou-lhe um sentido tributo através de um LP com versões-homenagem de dez das suas músicas. No começo da nova década, Muddy Waters participou no festival Newport onde apresentou-se para os seguidores do jazz, e conseguiu o reconhecimento do público europeu devido às versões dos seus sucessos realizadas pelos Rolling Stone, Yarbirds, Pretty things, ou Downliners Sect.
(Willie Dixon, Muddy Waters e Buddy Guy)
SEU RITMO SELVAGEM, CARREGADO DE SEXO, FOI O PONTO DE PARTIDA PARA UMA MULTIDÃO DE GRUPOS QUE GRAVARAM CANÇÕES DO SEU REPERTÓRIO.
No final dos anos sessenta gravou "The Super Super Blues Band" com Bo Diddley e Howlin' Wolf , dois discos psicodélicos "Eletric Mud" e "Fathers And Sons" acompanhado pelos bluesmen brancos Paul Butterfield e Mike Bloomfield. Em novembro de 1968 participou no terceiro festiva internacional de jazz de Barcelona que aconteceu no Parque das Diversões de Montjüic em associação com o festival de jazz de Newport onde tocou uma banda na que figuravam, entre outros, Otis Spann, Georgia Bo Johnson, Samuel Longhora e Paul Ousher, e serviu de trapolim para que a capital de Catalunha mantivera um status muito respeitável dentro do cirtuito festivales de jazz. Depois, no final de 1971, gravou em Londres "The London Sessions" acompanhado por Carey Bell, Stevie Winwood, Rory Gallagher (morto em junho de 1995), Ric Grech e Mitch Mitchell (baterista de Jimi Hendrix). Naquele mesmo ano compareceu ao festival de Montreaux junto a T-Bone Walker e Koko Taylor.
Em outubro de 1973 sofre um terrível acidente de carro no qual morreram três pessoas, e ficou retirado quase uma temporada. Depois do rompimento com o selo Chess reapareceu no concerto que significou a despedida artística de The Band, filmado por Martin Scorsese com o títuloi "A Ultima Valsa" (The Last Waltz), em 1976.
Mais tarde Johnny Winter o contratou na sua gravadora Blue Sky, e lhe lançou os discos "Hard Again", "I'm Ready" e "Muddy Mississípi Water Live", com os que conseguiu três Grammy consecutivos (1977, 1978, 1979) na categoria de melhor disco étnico ou gravação tradicional. Sua fama era já tão grande que até o presidente Jymmy Carter o convidou a um piquinique na Casa Branca.
Em 1981 lançou seu último disco oficial com a gravadora de Winter, "King Bee", participou no festival de jazz de Vitoria (um dos mais prestigiosos do mundo, e que há vários anos dirige Iñaki Añúa), gravou um disco ao vivo e Chicago acompanhado pelos Rolling Stones, Júnior Wells e Buddy Guy, e no ano seguinte, tocou com Eric Clapton em Miami.
No entanto, sua saúde vinha-se abalando perigosamente depois de tantos anos de agitação e viagens. Sabendo que o seu final estava próximo, viajou a Chicago, onde morreu no dia 30 de abril de 1983 de um ataque cardíaco. No cemitério de Restrale onde foi enterrado pode-se lerr na sua tumba: "The mojo is gone, the master has won" (O "mojo" foi-se embora, o mestre venceu).
Nenhum comentário:
Postar um comentário